Um dos significados da palavra autoridade é poder atribuído a alguém.
Esse poder procede de Deus e é outorgado por Ele próprio (Romanos 13.1,2).
Autoridade é uma pessoa revestida de poder para liderar, dar ordens, tomar decisões e agir dentro dos limites e dos propósitos estabelecidos por ela.
Assim, a função da autoridade é assegurar a orientação, a proteção, a provisão e a promoção de seus subordinados.
Há vários tipos de autoridades: as civis (professores, chefes em repartições públicas e privadas), as militares (pessoas que ocupam cargos de chefia e liderança nas Forças Armadas, conforme suas patentes), as eclesiásticas (líderes religiosos) e as espirituais (Cristo, a Palavra e as pessoas revestidas de autoridade por Deus para combater as hostes espirituais do mal e presidir, guiar, ensinar, exortar Seu povo, tais como os profetas, os mestres e os pastores.
Neste livro, vamos nos ocupar especificamente da obediência à autoridade espiritual, porque esta permite ao homem conquistar grandes vitórias, participar de experiências espirituais profundas, receber autoridade espiritual (que pode ser maior, igual ou menor a do líder ao qual se submete), dons divinos específicos para exercer sua função, ter prestígio e a consideração das pessoas.
Em contrapartida, mostraremos as características dos insubmissos (2 Pedro 2.10,22) e as consequências da desobediência à autoridade espiritual: a privação de todos os benefícios já destacados, a perda de autoridade espiritual para o desobediente e os severos castigos, como ocorreu no caso de Adão e Eva, Coré, Datã, Abirão e outros.
Também veremos que Deus perdoa pecados contra Sua santidade, mas não contra Sua autoridade, pois a revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria (1 Samuel 15.23a ntlh).
Que este livro ajude você a ser obediente ao Senhor e à Sua Lei, a fim de que você seja abençoado em tudo quanto fizer, para a glória do Seu santo nome!