Teologia da Morte e Ressurreição

Curso de extensão

A Teologia da Morte e Ressurreição é um dos temas mais centrais da fé cristã desde suas origens.

Carrega em si um aspecto revolucionário lidando com um dos temas mais complexos de serem abordados, que é a questão sobre a morte.

Este curso irá apresentar uma argumentação teológica que esclarecerá ao estudante em seu primeiro momento a problemática que gira em torno da Morte.

Em seguida, a presença da Ressurreição, será uma espécie de raiar da esperança. Com isso, o nosso ensino desenvolver-se-á da seguinte forma:

A aparição da Morte como consequência deixada pelo pecado de Adão e, seus desdobramentos na humanidade, fazendo com que o aluno, perceba o tamanho da dificuldade que os homens passaram a enfrentar, e a incapacidade que ele tem, de solucionar este grande problema, que será evidenciado no pessimismo dos povos antigos com relação a Morte que serão abordados neste curso.

Os principais povos que tiveram contato de uma certa forma com o povo escolhido por Deus nas Escrituras, os Mesopotâmicos, os egípcios e os cananeus no Antigo Testamento.

Entretanto, paralelamente a estes povos nasce dentro da religião judaica um raiar de esperança que foi na contramão dos pensamentos desses povos que os circundava, que vai raiar dentro das mensagens; principalmente a dos profetas. Sejam elas ontológicas, cosmológicas e como é o nosso foco aqui, com respeito da Morte.

Contudo, o desdobramento da mensagem da ressurreição como sendo a ponte que restaura o caminho de retorno a vida será amplificada no Novo Testamento.

Os evangelhos e a teologia paulina abordará com detalhes os principais aspectos que envolvem a Morte e a Ressurreição.

Módulo 1 – A Teologia da Morte

• Aula 1 – Entendendo a morte na Teologia

• Aula 2 – Morte espiritual, física e eterna

• Aula 3 – A fuga da Morte

Módulo 2 – A Visão sobre a Morte na cultura dos povos do AT.

• Aula 4 – A cosmovisão cíclica

• Aula 5 – Os Mesopotâmicos

• Aula 6 – Os Egípcios

• Aula 7 – Os Cananeus

Módulo 3 – A cosmovisão judaica

• Aula 8 – O pai da fé é sacado do mundo cíclico

• Aula 9 – A aliança com Javé herdada por Israel

• Aula 10 – A revelação progressiva, a mortalha sorvida e o levantar dos Mortos nos profetas

Módulo 4 – A Teologia da Ressurreição no Evangelho

• Aula 11 – O Antigo Testamento foi o condutor até o Novo Testamento

• Aula 12 – O Filho de Deus o gerador da Vida

• Aula 13 – A ressurreição de Lázaro um eco escatológico

• Aula 14 – A mortalha, bandagens e o sudário no sepulcro de Jesus

Módulo 5 – A Teologia da Morte e Ressurreição em Paulo

• Aula 15 – Paulo o teólogo pastor

• Aula 16 – A morte não é o fim

• Aula 17 – A Parousia e a Ressurreição

• Aula 18 – Os Coríntios e a filosofia

• Aula 19 – A estrutura teológica da Ressurreição

Módulo 6 – A relevância da Teologia da Morte e Ressurreição para os dias atuais

• Aula 20 – A diferença entre expectativa e esperança

• Aula 21  – O Evangelho da Ressurreição

Aula 22 (Bônus) – A esperança do Reino de Deus

Parcelamento no Cartão de Crédito

R$297,00 ou 12x R$24,75

Mensalidade em Boletos

R$594,00 ou 6x R$99,00

O Curso Comunicação Dinâmica é para quem deseja se comunicar com eficiência e eficácia suas ideias, conceitos e imagens pelo processo da comunicação visando à construção de sua network para sucesso pessoal e profissional.

Grande oportunidade de melhor desenvolver suas potencialidades na sociedade pós-moderna bem como o aprendizado de técnicas, saberes, experiências na área, que praticados por meio de treinamentos, ajudam na desenvoltura harmoniosa e loquaz da apresentação.

No cotidiano haverá a necessidade e oportunidade de aplicar as técnicas apresentadas no curso. A ampliação de nossa capacidade espiritual contribui em muito para nossa vida profissional. Rumo ao processo comunicativo!

Objetivos do curso

Compreender a importância dos elementos indispensáveis à comunicação; Conhecer as principais técnicas modernas da comunicação dinâmica; Praticar por meio de treinamentos a comunicação eficaz, eficiente e efetiva; e Desenvolver suas potencialidades na sociedade pós-moderna.

Público-alvo do curso

Professores, pastores, palestrantes, apresentadores, advogados, representantes comerciais, estudantes universitários e interessados em geral na temática proposta.

1 - A Crise da Sociedade

2 - Tudo Começa Em Casa

3 - Socialização Infantil

4 - A Perda dos Valores

5 - O Propósito da Família

6 - Geração de Homens Fracos

7 - Lidando com Carências

Parcelamento no Cartão de Crédito

R$ 197,00 ou em 10 x de R$ 19,70

Outros Cursos

Cursos de Extensão

Teologia da Morte e Ressurreição

Saiba mais »
Cursos de Extensão

Teologia Bíblica

O curso Teologia Bíblica tem como objetivo a formação de Biblistas.

Esse curso propõe o estudo completo da Bíblia, livro por livro.

Saiba mais »
FVC Completo Logo Preta Sem Fundo

Preencha o formulário e receba as informações de matrícula por e-mail

FVC Completo Logo Preta Sem Fundo