Auto Avalição Institucional

O QUE É?

A Autoavaliação Institucional da Faculdade Vitória em Cristo (FVC) é um processo coletivo de reflexão sobre a sua prática, os seus compromissos com a sociedade e as suas diferentes atividades na busca permanente e sistemática de sua excelência acadêmica. 

Pretende, mediante um processo democrático e emancipatório, desencadear ações avaliativas que permitam explicar e compreender, criticamente, as estruturas e relações da FVC, possibilitando um questionamento sistemático de todas as suas ações, seus fins, seus meios, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a gestão, a infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis ao seu aperfeiçoamento.

A Política de Avaliação Institucional da FVC fundamenta-se no Paradigma de Avaliação Emancipatória, apresentando os seguintes princípios: 

 
  • Participação Democrática

    Consiste em um processo democrático, que deve envolver os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, de forma coerente com a filosofia de ação da FVC.

 

  • Busca da Transformação

    Consiste no processo de análise e crítica da realidade, visando a sua transformação. Busca apreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, objetivando a sua transformação, e não apenas a sua descrição. A transformação pretendido deve estar em consonância com os compromissos sociais e políticos assumidos pelos participantes do processo avaliativo.

     

  • Abordagem Qualitativa

    A Autoavaliação Institucional entendida em uma abordagem qualitativa, deve ser buscada na dinâmica integradora das diversas esferas e estruturas internas e na relação entre elas e a sociedade, através de procedimentos dialógicos e participantes e a utilização, predominantemente, de instrumentos abertos (entrevistas livres e questionários semiestruturados).

Etapas do processo avaliativo:

 
  • Aprovação e Divulgação do Plano de Avaliação Institucional: para a comunidade interna e externa da Instituição.
  • Desenvolvimento do Processo Avaliativo: serão utilizados procedimentos específicos para cada dimensão a ser avaliada.
  • Elaboração dos Relatórios Parciais: serão elaborados relatórios específicos ao final de cada avaliação, sendo amplamente divulgados e analisados pelos segmentos envolvidos no processo.
  • Análise geral dos resultados e elaboração do Relatório Final: elaborado ao final do período avaliativo, expressará os resultados de caráter mais geral e abrangente da autoavaliação, apresentando análises, críticas e sugestões que objetivam subsidiar a elaboração de novas propostas de políticas institucionais e a revisão da atuação e da missão institucional.
  • Divulgação dos Resultados: para a comunidade interna e externa da Instituição.

Para onde vai sua avaliação?

 

O aluno preenche o questionário de avaliação.

A equipe de Avaliação Institucional recebe e analisa os dados, preservando o anonimato do respondente; elabora o Relatório e apresenta considerações finais para apreciação e providências da Coordenação do Curso.

Cada professor recebe os resultados da sua disciplina.

A Coordenação do Curso recebe o Relatório com os resultados gerais do Curso e específicos de cada disciplina. Analisa os resultados com os professores e propõe medidas para sanar dificuldades e aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem.

O Relatório de avaliação é encaminhado para apreciação da Reitoria.

A divulgação dos resultados e das medidas tomadas é feita através do site e de material impresso.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação, responsável pela elaboração e desenvolvimento do Plano de Avaliação Institucional, bem como pela consolidação do Relatório de Autoavaliação tem a seguinte constituição:

Paulo Souza

Presidente e Representante do Corpo Técnico Administrativo

Yohans Esteves

Representante dos Coordenadores

Ronaldo de Jesus

Representante do Corpo Docente

Michel de Souza

Representante da Comunidade Civil

Plano de Avaliação Constitucional

O plano de avaliação institucional referente ao atual período, aprovado em reunião da cpa, foi elaborado considerando as dez dimensões previstas pelo sinaes.

Objetivos gerais

  • Refletir sobre a Instituição na sua globalidade, contemplando as dez dimensões previstas em lei, através da sistematização de informações, analisando coletivamente os significados de suas realizações, desvendando formas de organização, administração e ação, identificando pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades;
  • Produzir conhecimento sobre a realidade da Instituição, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social;
  • Privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
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