A Autoavaliação Institucional da Faculdade Vitória em Cristo (FVC) é um processo coletivo de reflexão sobre a sua prática, os seus compromissos com a sociedade e as suas diferentes atividades na busca permanente e sistemática de sua excelência acadêmica.
Pretende, mediante um processo democrático e emancipatório, desencadear ações avaliativas que permitam explicar e compreender, criticamente, as estruturas e relações da FVC, possibilitando um questionamento sistemático de todas as suas ações, seus fins, seus meios, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a gestão, a infraestrutura e as condições gerais de trabalho, propondo alternativas viáveis ao seu aperfeiçoamento.
A Política de Avaliação Institucional da FVC fundamenta-se no Paradigma de Avaliação Emancipatória, apresentando os seguintes princípios:
Participação Democrática
Consiste em um processo democrático, que deve envolver os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, de forma coerente com a filosofia de ação da FVC.
Busca da Transformação
Consiste no processo de análise e crítica da realidade, visando a sua transformação. Busca apreender o fenômeno em seus movimentos e em sua relação com a realidade, objetivando a sua transformação, e não apenas a sua descrição. A transformação pretendido deve estar em consonância com os compromissos sociais e políticos assumidos pelos participantes do processo avaliativo.
Abordagem Qualitativa
A Autoavaliação Institucional entendida em uma abordagem qualitativa, deve ser buscada na dinâmica integradora das diversas esferas e estruturas internas e na relação entre elas e a sociedade, através de procedimentos dialógicos e participantes e a utilização, predominantemente, de instrumentos abertos (entrevistas livres e questionários semiestruturados).
O aluno preenche o questionário de avaliação.
A equipe de Avaliação Institucional recebe e analisa os dados, preservando o anonimato do respondente; elabora o Relatório e apresenta considerações finais para apreciação e providências da Coordenação do Curso.
Cada professor recebe os resultados da sua disciplina.
A Coordenação do Curso recebe o Relatório com os resultados gerais do Curso e específicos de cada disciplina. Analisa os resultados com os professores e propõe medidas para sanar dificuldades e aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem.
O Relatório de avaliação é encaminhado para apreciação da Reitoria.
A divulgação dos resultados e das medidas tomadas é feita através do site e de material impresso.
A Comissão Própria de Avaliação, responsável pela elaboração e desenvolvimento do Plano de Avaliação Institucional, bem como pela consolidação do Relatório de Autoavaliação tem a seguinte constituição:
Presidente e Representante dos Coordenadores
Representante do Corpo Técnico Administrativo
Representante do Corpo Docente
Representante do Corpo Discente
Representante da Comunidade Civil