A Teologia da Morte e Ressurreição é um dos temas mais centrais da fé cristã desde suas origens.
Carrega em si um aspecto revolucionário lidando com um dos temas mais complexos de serem abordados, que é a questão sobre a morte.
Este curso irá apresentar uma argumentação teológica que esclarecerá ao estudante em seu primeiro momento a problemática que gira em torno da Morte.
Em seguida, a presença da Ressurreição, será uma espécie de raiar da esperança. Com isso, o nosso ensino desenvolver-se-á da seguinte forma:
A aparição da Morte como consequência deixada pelo pecado de Adão e, seus desdobramentos na humanidade, fazendo com que o aluno, perceba o tamanho da dificuldade que os homens passaram a enfrentar, e a incapacidade que ele tem, de solucionar este grande problema, que será evidenciado no pessimismo dos povos antigos com relação a Morte que serão abordados neste curso.
Os principais povos que tiveram contato de uma certa forma com o povo escolhido por Deus nas Escrituras, os Mesopotâmicos, os egípcios e os cananeus no Antigo Testamento.
Entretanto, paralelamente a estes povos nasce dentro da religião judaica um raiar de esperança que foi na contramão dos pensamentos desses povos que os circundava, que vai raiar dentro das mensagens; principalmente a dos profetas. Sejam elas ontológicas, cosmológicas e como é o nosso foco aqui, com respeito da Morte.
Contudo, o desdobramento da mensagem da ressurreição como sendo a ponte que restaura o caminho de retorno a vida será amplificada no Novo Testamento.
Os evangelhos e a teologia paulina abordará com detalhes os principais aspectos que envolvem a Morte e a Ressurreição.