A Complementação Pedagógica para Pós-graduação em Teologia Sistemática é um curso essencial para aqueles que desejam aprimorar sua atuação pedagógica no contexto teológico e obter do título de Pós-graduação lato sensu em Teologia Sistemática.
Pré-requisito
1. Ter concluído o ano 2 – Teologia Sistemática do Seminário Teológico FVC.
2. Possuir diploma de graduação em qualquer área de formação emitido por instituição de ensino superior legalmente registrada e reconhecida pelo MEC
Composto por disciplinas fundamentais, esse programa oferece uma visão abrangente e aprofundada para o aprimoramento da pesquisa acadêmica e prática docente em Teologia.
A disciplina de Didática do Ensino Superior proporciona um mergulho nas estratégias pedagógicas específicas para o ensino superior, alinhando teoria e prática para desenvolver habilidades de ensino voltadas para o contexto teológico. Os participantes terão a oportunidade de explorar métodos de ensino, estratégias de avaliação e a aplicação de recursos educacionais de forma direcionada e contextualizada.
A disciplina de Metodologia da Pesquisa oferece as bases necessárias para a condução de investigações científicas no âmbito teológico, capacitando os estudantes a desenvolverem pesquisas relevantes e consistentes. A compreensão de diferentes abordagens metodológicas e a prática na elaboração de projetos de pesquisa são aspectos centrais desse componente curricular.
Por fim, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do programa, permitindo que os participantes apliquem todo o aprendizado em um projeto final. Este trabalho representa não apenas a conclusão do curso, mas também a oportunidade de aprofundar-se em uma área específica da Teologia Sistemática, sob orientação especializada.
Ao finalizar esta complementação pedagógica, os participantes estarão capacitados não apenas para atuar de maneira mais eficaz como educadores no campo da Teologia, mas também para promoverem o aprimoramento contínuo do ensino superior teológico, alinhando conhecimento, prática e pesquisa de forma consistente e relevante.